quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Casmurrices de Dom.

"(...)A princípio fui tímido, mas ele fez-se entrando na minha confiança. Aqueles modos fugitivos cessavam quando ele queria, e o meio e o tempo os fizeram mais pousadas. Escobar veio ABRINDO A ALMA TODA, DESDE A PORTA DA RUA ATÉ O FUNDO DO QUINTAL. A ALMA DA GENTE, COMO SABES, É UMA CASA ASSIM DISPOSTA, não raro com janelas para todos os lados, muita luz e ar puro. Também as há fechadas e escuras(...) Eu não sei o que era a minha (...) o receio é que me tolhia a franqueza, mas como AS PORTAS NÃO TINHAM CHAVES NEM FECHADURAS, BASTAVA EMPURRÁ-LAS.(...)" 

"Voilà mes gestes, voilà mon essence" [ Eis meus gestos, eis minha essência]

"Ce ne sont pas me gestes que j'ecris; c'est moi, c'est mon essence" [Não são meus gestos 
que descrevo, mas minha essência]

"Repito, a alma é cheia de mistérios"

"Não tenhas ciúmes de tua mulher, para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti"

"Nunca dos nuncas poderás saber a energia e obstinação que empreguei em fechar os olhos, apertá-los bem, esquecer tudo para dormir, mas não dormia"

E por fim : " Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada".



Expressões: tique taque afrancesado : o bater do salto fino quando caminha-se rapidamente;
calundus : acesso de mal humor;
comborço: relação de parentesco entre o marido  e o amante da mulher;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela atenção, volte sempre e deixe seu comentário, que é muito importante!